Nota de pesar pelo falecimento do Mestre José Vinagre


Um dos nomes maiores da arte popular deste concelho, faleceu hoje com 95 anos. Mestre José Vinagre, natural da Vila de Veiros, era um dos raros artesãos a trabalhar do modo tradicional a cortiça, matéria-prima que usava, com dedicação e raro Saber-Fazer, fundamentalmente na criação de peças representativas do quotidiano do mundo rural alentejano.

Relevamos o facto de estar há muito representado na exposição permanente do Museu Municipal Prof. Joaquim Vermelho, o que demonstra a qualidade que sempre lhe foi reconhecida pelo município.

Foi ainda um dos primeiros a ser convidado para Feira de Artesanato de Estremoz, na qual participou até que a saúde o permitiu.

Fica por fim na memória dos estremocenses, e muito especialmente de todos os veirenses, a homenagem concretizada na exposição temporária que decorreu entre janeiro e março do presente ano na Galeria Municipal D. Dinis (“Mestre José Vinagre – Tesouro da Arte Popular no Alentejo”), ato último de reconhecimento público, de um artesão que figurará para sempre na montra dos maiores artistas populares da região Alentejo e do país.

A Câmara Municipal de Estremoz vem assim manifestar publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento de Mestre José Vinagre, e endereçar à sua família e amigos, as mais sinceras condolências.
 

Notícias Relacionadas