Mercado do Património Cultural Imaterial 2025
Será apresentado hoje, dia 29 de abril, pelas 21:00 horas, no auditório de Veiros, o Mercado do Património Cultural Imaterial, que se irá realizar nos dias 7 e 8 de junho, no Jardim Municipal de Estremoz.
A Confraria do Boneco de Estremoz tem como principal missão a defesa e salvaguarda do património cultural material e imaterial que diga respeito ao Boneco de Estremoz, pugnando pela sua genuinidade e qualidade nos termos em que foi inscrito na Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da UNESCO.
O Mercado do Património Cultural Imaterial é uma das atividades do plano de atividades, da Confraria, para 2025.
Este mercado de dimensão nacional diferenciador e único, será um certame de referência nacional e espanhol, dada a proximidade geográfica que Estremoz tem com Espanha.
O conceito é trazer a Estremoz nos referidos dias os vários Saber Fazer identitários das várias regiões do país, como exemplo: Figurado de Barcelos, Filigrana, Camisolas Poveiras, Cantarinha dos Namorados, Máscaras do Carnaval Chocalheiro, Olaria Mafra, Santeiro de São Mamede Coronado, Cestaria, Arte Pastoril, Renda de Bilros, Pintura Mobiliário Alentejano, Lãs da Serra da Estrela, Mantas Alentejanas, Calceteiros Gáfete, Cerâmica Caldas da Rainha, Capa de Honras, Bordado de Crivo São Miguel da Carreira, Olaria de Redondo, Olaria de São Pedro do Corval, Lenços dos Namorados, Olaria da Bajouca, Botas do Ribatejo, Bordado de Nisa, Viola Campaniça, Capotes Alentejanos, Chocalhos, Cutelaria da Benedita, Tecelagem de Almalaguês, Esteiras de Junco, Estanhos da Badiosa, Viola Amarantina, Peles do Alentejo, Azulejaria de Azeitão, e claro os nossos Bonecos de Estremoz.
Estima-se a presença de 50 Grandes Mestres do Saber Fazer, criteriosamente selecionados garantindo a essência e tradição do produto a expor.
Estão previstas conferências sobre o PCI, tendo como oradores investigadores de Património Cultural Imaterial, colecionadores de artesanato, representantes do IEFP, do CEARTE e da CCDR, parceiros desta iniciativa, para esclarecimento aos artesãos sobre apoios.
Um evento a não perder!
#VIVEstremoz
#Estremoz