Imóvel com Esgrafito na fachada é Monumento de Interesse Municipal

 

Foi publicado em Diário de República, 2ª Série, n.º 89, de 8 de maio de 2024, anúncio n.º 103/2024, a classificação como Monumento de Interesse Municipal do Imóvel sito no Largo do Outeiro n.º 24 e 25, em Estremoz – Fachada com Esgrafito. 

A decisão de propor a classificação tinha sido aprovada previamente em reunião de Câmara, assentando em critérios como o facto de estarmos perante um exemplar de grande interesse patrimonial, com uma grande qualidade no traço e corte, datado, não esquecendo até algum carácter de unicidade a nível nacional e também no contexto urbano de Estremoz, visto que existe apenas mais um exemplar, num friso de um imóvel no Largo D. Dinis n.º 5, em Estremoz.

O termo esgrafito aplica-se à técnica decorativa mural que recorre à incisão com um estilete metálico, lâmina ou outra ponta afiada para fazer as linhas de um ornato, removendo, posteriormente, a camada superficial da argamassa enquanto esta ainda está macia, de forma a mostrar a coloração da argamassa subjacente. 

A descoberta do Esgrafito na fachada do imóvel, ocorreu no mês de outubro de 2022, durante os trabalhos de limpeza da fachada, efetuados pelos proprietários do imóvel, que acabaram por relevar a existência daquilo que aparenta ser um elemento decorativo anterior à existência da janela do 1º andar esquerdo, e que terá sido sacrificado para a execução da mesma. 

Com esta classificação, a Câmara Municipal de Estremoz, pretende sensibilizar o público em geral para o valor e para a situação de risco deste património, aparentemente desconhecido e/ou desvalorizado, enfatizando a necessidade de salvaguardar a sua autenticidade material.

Notícias Relacionadas