II Campanha de Escavações Arqueológicas nas Ruínas Romanas de Santa Vitória do Ameixial
De 1 a 26 de julho, irá decorrer a II Campanha de Escavações Arqueológicas nas Ruínas Romanas de Santa Vitória do Ameixial, em Estremoz.
Esta iniciativa enquadra-se no Projeto de Investigação Plurianual de Arqueologia (PIPA), SVA_ETZ Programa de Valorização e Investigação Arqueológica apresentado ao Património Cultural, I.P. e que contará com outras atividades associadas, nomeadamente saídas de campo para a realização de prospeções arqueológicas, no âmbito do Projeto “A Carta Arqueológica do Concelho de Estremoz”.
A campanha de escavação será dividida em duas quinzenas. Irá contar com voluntários locais, alunos universitários do País e estrangeiro e profissionais da área.
Os trabalhos que irão ser desenvolvidos visam dar continuidade ao proposto no documento PIPA apresentado ao Património Cultural, I.P., com intervenções em áreas já anteriormente escavadas, com vista à limpeza da superfície, ao estabelecimento de perfis e ao registo gráficos dos elementos existentes.
Interessa, portanto, avaliar a situação existente através de leituras modernas que permitam recuperar a funcionalidade dos espaços e, em simultâneo, percebermos os faseamentos cronológicos do local.
Face aos resultados obtidos na campanha anterior, estabeleceu-se que os trabalhos de 2024 iriam dar continuidade aos trabalhos iniciados em 2023, expandindo a área de escavação essencialmente para a vertente orientada a sul.
Em função da progressão dos trabalhos poderão estabelecer-se novas frentes de tarefas, mas a prioridade passará sempre por recuperar as leituras das áreas intervencionadas por distintos arqueológos que em diferentes tempos trabalharam neste sítio arqueológico.
Esta iniciativa trata-se de uma organização conjunta do Departamento de História da Universidade de Évora e da Câmara Municipal de Estremoz.
O Município de Estremoz é desde junho de 2021, a instituição com competências diretamente ligadas às ruínas de Santa Vitória do Ameixial, tendo assim o dever de preservar e valorizar as memórias materiais, físicas e imateriais relacionadas com o sítio arqueológico e com os trabalhos aí realizados, tendo como principal foco potenciar o valor patrimonial da villa de Santa Vitória do Ameixial, que tem todas as condições para “voltar” a ser um sítio de referência a nível regional e nacional.