Comunicado/ Nota Informativa
Informa-se toda a população que a intempérie que se fez sentir durante a tarde do dia de hoje, 6 de abril de 2025, provocou danos na cidade e em algumas das freguesias do concelho, que levaram ao corte de estradas, inundações e derrocadas. Trata-se apenas de danos materiais não se tendo registado danos em pessoas ou animais.
De entre os vários danos causados nas ocorrências registadas pelo Serviço Municipal de Protecção Civil, destaca-se a queda de uma parte do Muro da Rua dos Fidalgos junto ao largo D. Dinis. O problema de instabilidade do Muro da Rua dos Fidalgos foi detetado em novembro 2022 e desde então que o Município o tem tentado resolver:
Novembro de 2022: é realizada uma visita ao local pelos técnicos da Divisão de Ordenamento do Território e Obras Municipais, em conjunto com os técnicos da Direção Regional de Cultura do Alentejo;
Janeiro de 2023: envio da avaliação realizada pelos técnicos da Direção Regional da Cultura do Alentejo, com as medidas a adotar;
Junho de 2023: é realizada a contratação do projeto de requalificação;
Entre junho de 2023 e Maio de 2024: é elaborado relatório prévio e estudo prévio, são elaboradas sondagens geotécnicas e é elaborado o projeto de execução que tem parecer final da Unidade de Cultura da CCDR Alentejo no dia 6 de maio de 2024;
07 de Junho de 2024: é lançado o 1º concurso/empreitada para requalificação;
21 de junho de 2024: é revogado o concurso lançado, por não existirem empresas a concorrer;
9 de agosto de 2024: é lançado o 2º concurso para empreitada de requalificação do muro da Rua dos Fidalgos;
30 de agosto de 2024: é revogado o 2º concurso lançado, por nenhuma das 12 empresas convidadas ter apresentado proposta;
Entretanto foi feita nova revisão do projeto e da estimativa orçamental e, tal como anunciado na reunião de câmara da passada quarta-feira, vai ser lançado novo concurso.
Informa-se ainda que na sequência dos acontecimentos desta tarde, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, entrou em contato com a Vice-Presidente da CCDR Alentejo, Dra Ana Paula Amendoeira, tendo ficado agendada uma reunião para amanhã, na presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Estremoz e da Sra. Vice-Presidente de CCDR Alentejo, entre os técnicos da Divisão de Ordenamento do Território e Obras Municipais e os técnicos da Unidade de Cultura da CCDR Alentejo, para avaliação dos danos causados, com vista à reparação do Muro da Rua dos Fidalgos, com maior brevidade possível.
Em suma, o problema do Muro da Rua dos Fidalgos não tem sido indiferente a este Executivo Municipal, que tudo tem feito para encontrar uma solução.
Lamenta-se o oportunismo político, por parte de alguma oposição, que foi feito durante a tarde de hoje. Trata-se do nosso património histórico e cultural e é nestes momentos que deve haver coesão e união.