Assinado protocolo de cooperação para a recuperação e valorização de espaços destinados à arte e cultura

Foi assinado, ontem, dia 10 de abril, no Salão Nobre do Município de Estremoz, um Protocolo de Cooperação entre o Município de Estremoz, a Fundação Alentejo e a Fundação Convento da Orada.
 
O documento tem como objeto “estabelecer os termos de cooperação entre as partes na promoção, valorização e dinamização do património cultural, histórico e social da região de Estremoz, bem como o desenvolvimento de projetos conjuntos de interesse local e regional, nomeadamente os referentes ao Palacete do Rossio e à Olaria Alfacinha, sitos em Estremoz, além de outros que possam surgir.
 
Tendo em vista o financiamento necessário para a requalificação dos dois imóveis, a Fundação Alentejo e a Fundação Convento da Orada estão a desenvolver a candidatura ao Programa A.R.I. (Autorização de Residência por Investimento), promovido pela Secretaria de Estado da Cultura através do seu Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliações Culturais.
 
O Palacete do Rossio, que já funcionou como escola profissional, tem condições arquitetónicas de excelência para o desenvolvimento de projetos de dinamização cultural de âmbito pluridisciplinar, com especial enfoque na música. No que se refere ao imóvel da Olaria Alfacinha, pretende-se aí implementar um espaço utilizável pela comunidade, com diversas valências, permitindo o acesso a atividades centradas em torno da Barrística, dos nossos Artesãos e dos nossos produtos endógenos.
 
Após a recuperação dos edifícios, o Município de Estremoz, em articulação com ambas as Fundações, irá desenvolver o trabalho de dinamização e  programação dos mesmos, garantindo assim as desejadas dinâmicas culturais em ambos os espaços.
 
 
#VIVEstremoz
#Estremoz

Notícias Relacionadas