Peça "Ainda Marianas"
Estreada no ano passado, no Teatro Nacional D. Maria II, a peça Ainda Marianas, é uma criação de Catarina Rôlo Salgueiro e Leonor Buescu, cuja dinamização é da responsabilidade de Os Possessos, que assim se juntou à Odisseia Nacional para diversas apresentações em todo o país.
Este espetáculo traz ao palco a obra Novas Cartas Portuguesas, de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, publicada em abril de 1972, bem como uma reconstituição do julgamento e da censura, pelo Estado Novo, a que as escritoras e a sua obra foram sujeitas. Uma criação que, a partir dos textos poéticos escritos pelas Três Marias e de documentação histórica, convoca uma reflexão em torno da memória coletiva de um país e da condição da mulher ao longo dos tempos.
Com a peça, vem um Laboratório de teatro (workshop aberto às escolas e comunidade em geral), que promove um questionamento sobre de que forma é que uma obra poderá ter, ainda hoje, o poder de mover a sociedade? Como é que os sentidos críticos, de argumentação e de persuasão podem influenciar uma sentença? Tendo como mote o julgamento movido contra Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa em 1972, o Laboratório Teatral pretende convocar o debate em volta do livro Novas Cartas Portuguesas.
Dividindo o grupo de trabalho entre a defesa e a acusação das três autoras, esta atividade procura fomentar o debate entre esses posicionamentos, enquanto se faz uma partilha sobre o processo judicial através de documentação da época.
Este é o programa que terá lugar no Teatro Bernardim Ribeiro:
19/10 (quinta-feira)
- 10:30h - Laboratório teatral m/15 (escolas) - 2 turmas (gratuito, com pré marcação junto do setor da Educação: educacao@cm-estremoz.pt)
20/10 (sexta-feira)
- 11:00h - Peça de teatro "Ainda Marianas", para as escolas m/14 (gratuito, com pré marcação junto do setor da Educação: educacao@cm-estremoz.pt)
- 21:30h - Peça de teatro "Ainda Marianas" para o público em geral m/14 (5€, bilhete a adquirir nos locais habituais e na BOL)
21/10 (sábado)
- 11:00h - Laboratório teatral m/15 (aberto à comunidade) - até 40 pessoas (gratuito, com pré marcação junto do setor de desenvolvimento cultural: cultura@cm-estremoz.pt)
O Município de Estremoz quer assim continuar a proporcionar aos estremocenses, para além de um contacto privilegiado com o que de melhor se faz na cultura em Portugal, a possibilidade de crescimento nas artes, possibilitando a frequência gratuita de workshops que permitam a descoberta e a concretização de vocações.
Marque e inscreva-se antes que esgote. Uma oportunidade única em Estremoz e na região.
#VIVEstremoz
Cartaz
